SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Currículo e avaliação externa na rede municipal de ensino de São Paulo: reducionismo ou imbricações?A percepção dos professores em relação ao sistema de avaliação normatizado pela academia da polícia militar, com foco na avaliação da aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

BERGAMIN, Fabíola Matte  y  MONTERO, Maria Fernanda. Balanço de pesquisas sobre o ENEM: considerações sobre a constituição política das avaliações externas. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.391-416. ISSN 2177-6059.

Este artigo objetivou analisar a produção de dissertações e teses sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o intuito de discutir as tendências e as abordagens desse tema no campo acadêmico, de acordo com trabalhos que são referência para os balanços bibliográficos, como Barreto e Pinto (2001). A escolha do tema se justifica pela centralidade que essa avaliação vem assumindo na formulação e implementação das políticas públicas relacionadas à educação. A partir da análise dos trabalhos encontrados, foi possível perceber a ausência de autores que discutem o ENEM como política educacional. Tal abordagem pode considerar alguns aspectos políticos constitutivos do ENEM, como a introdução da lógica mercadológica na educação e de noções de eficiência e qualidade.

Palabras clave : ENEM; Avaliação Externa; Políticas Públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )