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Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; GARLET, Francieli Regina  e  CARDONETTI, Vivien Kelling. A problematização como possibilidade avaliativa em artes visuais: apontamentos a partir de uma perspectiva pós-moderna. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.437-451. ISSN 2177-6059.

Propusemo-nos a pensar, neste artigo, sobre o cenário contemporâneo e a produção de subjetividades, elencando a partir disso alguns pontos que nos incitaram a trazer a problematização como possibilidade avaliativa. A partir de Bauman (2007), Veiga Neto (2002) e Agamben (2009) traçamos as linhas que compõem o espaço e o tempo contemporâneo, e a partir de Guattari e Rolnik (2010) pensamos a produção das subjetividades nesse contexto. A avaliação de modo geral e a avaliação em artes visuais em particular são mapeadas a partir de autores como Sacristán (1998), Zabala (1998), Pimentel (2009) e Tourinho (2010). A partir de Deleuze (1988-1989, 1999), e Foucault (2004), pensamos o conceito de problematização, esboçando possibilidades para pensar a avaliação e a própria educação na contemporaneidade.

Palavras-chave : Avaliação; Contemporaneidade; Problematização.

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