SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue02A problematização como possibilidade avaliativa em artes visuais: apontamentos a partir de uma perspectiva pós-modernaO conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

ARAUJO, Abelardo Bento. Qualidade em pauta: os periódicos jornalísticos e o monitoramento da qualidade da educação. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.453-470. ISSN 2177-6059.

Neste artigo, analisou-se a relação entre os periódicos jornalísticos e a política de monitoramento da qualidade da educação no Brasil. A partir de pesquisa bibliográfica, o texto discute que, para além das possibilidades de utilização desses periódicos como fontes na pesquisa em Educação, alguns aspectos da política de monitoramento da qualidade da educação estabelecem, de antemão, íntimas relações entre Estado, Política Educacional e atividade jornalística. Isso ocorre quando a atividade jornalística toma como objeto a divulgação de dados gerados por avaliações em larga escala. Tomam-se como bases o conceito de cotidianidade proposto por Heller (2000) e a literatura acerca da imprensa como fonte de pesquisa (MACHADO, 2007; ARAÚJO; GATTI JÚNIOR, 2002). Ao compreender os periódicos jornalísticos como veículos que inserem o tema da qualidade da Educação, na vida cotidiana, o texto evidencia as novas relações entre Estado, política educacional e atividade jornalística, bem como as lacunas no conhecimento acerca dessa relação.

Keywords : Imprensa; Política Educacional; Monitoramento; Qualidade de Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )