SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue02Qualidade em pauta: os periódicos jornalísticos e o monitoramento da qualidade da educaçãoO museu virtual de arte como espaço de educação estética author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

MENDONCA, Samuel  and  ANDRAUS, Mariana Baruco Machado. O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.471-486. ISSN 2177-6059.

Realizou-se pesquisa qualitativa bibliográfica com o intuito de discutir o conceito de verdade no ensino de Filosofia, com foco na importância da dimensão estética em contraste com a dimensão formal do conceito de verdade. Poderia o conceito de verdade ser ensinado por meio da arte? Mais do que isso, seria realmente possível, de acordo com Nietzsche, falar em verdade, mesmo na dimensão estética? De fato, para Nietzsche, a verdade não pode ser limitada a uma dimensão absoluta e derradeira. Essas questões orientaram o presente artigo, que se inicia com uma revisão de literatura e, na sequência, discute o conceito de verdade, incluindo seus impactos no ensino de Filosofia.

Keywords : Ensino de Filosofia; Verdade; Dimensão Estética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )