SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Qualidade em pauta: os periódicos jornalísticos e o monitoramento da qualidade da educaçãoO museu virtual de arte como espaço de educação estética índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

MENDONCA, Samuel  y  ANDRAUS, Mariana Baruco Machado. O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.471-486. ISSN 2177-6059.

Realizou-se pesquisa qualitativa bibliográfica com o intuito de discutir o conceito de verdade no ensino de Filosofia, com foco na importância da dimensão estética em contraste com a dimensão formal do conceito de verdade. Poderia o conceito de verdade ser ensinado por meio da arte? Mais do que isso, seria realmente possível, de acordo com Nietzsche, falar em verdade, mesmo na dimensão estética? De fato, para Nietzsche, a verdade não pode ser limitada a uma dimensão absoluta e derradeira. Essas questões orientaram o presente artigo, que se inicia com uma revisão de literatura e, na sequência, discute o conceito de verdade, incluindo seus impactos no ensino de Filosofia.

Palabras clave : Ensino de Filosofia; Verdade; Dimensão Estética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )