SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02O museu virtual de arte como espaço de educação estéticaCriação de sensibilidade para se reconhecer e cuidar como corporeidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

GUIMARAES, Carlos Augusto Sant’Anna. A interseção entre raça e pobreza na trajetória escolar de jovens negros. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.515-541. ISSN 2177-6059.

A narrativa dos caminhos percorridos por jovens no processo de escolarização fornece elementos importantes para a compreensão dos fatores intervenientes e/ou determinantes do sucesso ou fracasso escolar entre estudantes negros. Estudos indicam que, mesmo controlando as variáveis de origem social, ainda há diferenciais significativos no processo de escolarização formal entre brancos e negros. Assim, o artigo analisou quais fatores explicam trajetórias educacionais marcadas pelas desigualdades sociorraciais. Os conceitos de habitus, capital social, cultural e simbólico forneceram balizas analíticas para a investigação. Todos os agentes, de um modo geral, pertencem a famílias com baixo capital econômico, cultural e social. O estudo evidenciou similitudes e dessemelhanças nos caminhos percorridos no interior do sistema escolar pelos jovens negros das camadas populares. O texto sugere que aspectos intrafamiliares e sociocomunitários são relevantes para entender diferentes percursos trilhados pelos indivíduos no sistema educacional.

Palabras clave : Trajetórias Escolares; Capital Cultural; Capital Social; Sucesso Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )