SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02A interseção entre raça e pobreza na trajetória escolar de jovens negros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

ISELE, Cristiane Terezinha  y  STRIEDER, Roque. Criação de sensibilidade para se reconhecer e cuidar como corporeidade. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.543-562. ISSN 2177-6059.

A tradicional concepção dualista de ser humano é ainda recorrente nas prá­ticas educativas escolares. Esse déficit nas experiências formativas, quanto à sensi­bilização para cuidar/respeitar o corpo e a corporeidade, faz crescer a concepção de gestão da vida como circunscrita ao âmbito individual. O estudo teve como base a buscagem em referenciais teóricos e como objetivo investigar se estratégias educacio­nais, no contexto da complexidade e da atitude transdisciplinar, possibilitam a criação de sensibilidade para que crianças aceitem, respeitem e cuidem de sua corporeidade. Concluímos que é possível controlar e ajustar o corpo às aspirações de reconheci­mento via intervenção e reconstrução; como alternativa, sugerimos a atitude trans­disciplinar que, ao convidar para reflexões e envolvimentos, pode redimensionar as experiências formativas; a sensibilidade do cuidado requer a construção de saberes e uma compreensão aprofundada da complexidade da realidade humana.

Palabras clave : Educação; Corporeidade; Transdisciplinaridade; Sensibilidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )