SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1School management and education in Latin America: an analysis of reality from politicsThe Parfor and your operation in Mato Grosso do Sul (2009-2011) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

CALDERON, Adolfo Ignacio; PFISTER, Mariana  and  FRANCA, Carlos Marshal. Rankings acadêmicos na educação superior brasileira: a emergência de um campo de estudo (1995-2013). Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.31-50. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.2177‐6059-v40n1201501060002.

Diante do fenômeno da expansão dos rankings acadêmicos no âmbito global, aborda-se o estado da questão sobre rankings na educação superior brasileira. A tímida produção científica localizada foi agrupada em três momentos: iniciativas pioneiras na construção de rankings (1995-1997); rankings e avaliação da educação superior (2003-2011); e, rankings no contexto da universidade de classe mundial (2008-2013). Constatou-se que, embora seja um campo de estudos emergente, o aprofundamento dos rankings acadêmicos não tem despertado o interesse dos pesquisadores das Ciências da Educação, fato que se revela na reduzida literatura acadêmica, nas lacunas existentes em termos de assuntos inexplorados, na inexistência de grupos de pesquisa sobre o tema em questão.

Keywords : Educação Superior; Rankings Acadêmicos; Avaliação Educacional..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )