SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Academic rankings in brazilian higher education: the emergence of a field of study (1995-2013)Degree in education: social representations of students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

RODRIGUEZ, Margarita Victoria; NUCCI, Leandro Picolli  and  BRITO, Silvia Helena Andrade de. O parfor e sua operacionalização em Mato Grosso do Sul (2009-2011). Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.51-78. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.2177‐6059-v40n1201501060003.

Este artigo teve como objeto a operacionalização do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), entre 2009 e 2011, em Mato Grosso do Sul. Para tanto, analisou o Parfor no contexto das políticas de formação de professores dos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff, e sua operacionalização em Mato Grosso do Sul, com base em documentos e entrevistas realizadas com seus dirigentes. A análise revela as dificuldades dos cursistas para frequentar os cursos, em razão das precárias condições oferecidas pelo Governo estadual para a adesão de seu quadro docente ao Programa. Nesse sentido, tornou-se responsabilidade dos cursistas a criação de condições para a sua permanência no Programa, descaracterizando-se, portanto, a responsabilidade do Estado com a sua formação.

Keywords : Parfor; Formação de Professores; Regime de Colaboração..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )