SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1O parfor e sua operacionalização em Mato Grosso do Sul (2009-2011)Livros didáticos de biologia e a história da ciência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MACHADO, Laeda Bezerra  e  GOMES, Viviane Cordeiro. Formação na licenciatura: representações sociais de estudantes. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.79-100. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.2177‐6059-v40n1201501060004.

As representações sociais de formação na licenciatura construídas por estudantes de uma instituição pública federal são o objeto de discussão deste artigo, resulta de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. Realizamos dois grupos focais, dos quais participaram estudantes das áreas de Ciências Humanas, Exatas e Saúde. Os resultados apontaram representações sociais centradas em alguns pontos, a saber: descoberta do aluno como sujeito de saber e lugar da aprendizagem técnica ou transposição do conteúdo específico, instrumentalização do docente. Admitimos que as representações sociais evidenciadas neste artigo possam contribuir para se (re) pensar o processo formativo dos futuros professores da educação básica.

Palavras-chave : Representações Sociais; Estudantes; Licenciaturas..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )