SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Formação na licenciatura: representações sociais de estudantesAvaliação e qualidade: diferentes percursos na educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

FIORESE, Jéssica Zauza  e  DELIZOICOV, Nadir Castilho. Livros didáticos de biologia e a história da ciência. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.101-125. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.2177‐6059-v40n1201501060005.

O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que envolveu o livro didático de Biologia e a História da Ciência (HC). A escolha do tema baseou-se na importância dos livros didáticos para professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, bem como na recomendação de documentos oficiais para um ensino contextualizado historicamente, uma vez que essa perspectiva contribui para uma compreensão mais adequada da produção do conhecimento científico. O objeto de investigação constitui-se de uma coleção composta por três livros didáticos de Biologia. A coleta de dados ocorreu por meio de uma ficha elaborada para essa finalidade. Os resultados mostraram que ainda é tímida a inserção de uma visão historicamente contextualizada na abordagem dos conteúdos veiculados pelos livros didáticos analisados.

Palavras-chave : Livro Didático; História da Ciência; Ensino de Biologia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )