SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Livros didáticos de biologia e a história da ciênciaInstitucionalização de sistemas municipais de educação: concepções e complexidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

VIEIRA, Nilceia  y  COCO, Valdete. Avaliação e qualidade: diferentes percursos na educação básica. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.127-148. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.2177‐6059-v40n1201501060006.

As questões envolvendo a avaliação e a qualidade continuam na centralidade das políticas educacionais brasileiras, e são também objeto de muitos trabalhos científicos. Este texto discute sobre as interlocuções da avaliação e da qualidade no contexto da Educação Básica (EB), demarcando as diferentes trajetórias entre as etapas que compõem esse nível de ensino. Consideram-se como aportes as produções acadêmicas e a legislação brasileira, bem como as articulações entre as temáticas na perspectiva de sua relevância para as políticas educacionais contemporâneas. Aponta-se, então, para a necessidade de um posicionamento dos diferentes atores sociais acerca dos processos de avaliação da qualidade, que precisam estar articulados às finalidades da educação.

Palabras clave : Avaliação; Qualidade; Educação Básica; Educação Infantil..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )