SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Institucionalização de sistemas municipais de educação: concepções e complexidadePolíticas de avaliação de investigadores no México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MARQUES, Marta Nascimento; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Hugo Norberto  e  CONCEICAO, Victor Julierme Santos da. Os desafios do cotidiano educacional: o caso da educação física. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.187-205. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.2177‐6059-v40n1201501060009.

Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos pelos professores de Educação Física no cotidiano de suas práticas pedagógicas na escola. O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo foi uma escola pública de Santa Maria, RS, tendo as informações coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física do ensino fundamental. Para analisar as informações coletadas, foi utilizada a análise de conteúdo. Concluímos que os principais desafios encontrados são a falta de espaço físico e material, a desvalorização da Educação Física, a falta de união e companheirismo entre os professores, os baixos salários, as limitações quanto à maneira de o professor desenvolver suas aulas, a indisciplina e violência entre os alunos e as dificuldades de não disporem de tempo para refletir e trocar experiências.

Palavras-chave : Educação Física; Desafios; Prática Pedagógica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )