SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Os desafios do cotidiano educacional: o caso da educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Políticas de avaliação de investigadores no México. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.207-211. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.2177‐6059-v40n1201501060010.

Doutor Jaime Moreles Vázquez é Professor da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Colima, México. Pertence ao Sistema Nacional Investigadores, nível 1, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnología (Conacyt). Seus estudos oferecem importantes recursos teóricos e conceituais para compreender o uso da investigação, as políticas educativas e as práticas científicas. Sobre esses tópicos, publicou artigos em revistas especializadas, livros e capítulos de livros, destacando-se, entre eles: Productivismo: ¿Publish or Perish o Publish and Prosper?, la distorsión de las prácticas académicas y científicas; Sinéctica, publicado em 2015 pela Sinectica; El campo teórico de la política educativa y su objeto de estudio. Reflexiones a partir de la revisión de algunos estudios publicados en México, capítulo de livro, no prelo, pela Mercado de Letras. A entrevista que segue foi motivada pela participação do Professor Jaime no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como Professor visitante do PPGEd, no período de 21 a 29 de março de 2015 e por sua participação no Seminário Internacional de Políticas e Processos Educativos: Avaliação e regulação da educação em contextos ibero e latino-americanos, promovido pelo PPGEd entre 30 e 31 de março de 2015, no qual proferiu palestra na sessão temática Políticas para qualidade e práticas educativas na educação superior.

Palavras-chave : Políticas de Avaliação; Investigadores em Educação; Produtividade; Docente..

        · texto em Português     · Português ( pdf )