SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2University training and communitarian practice: communitarian work as part of degree curriculum in Argentinian UniversitiesFor a rural elementary school genealogy: between the space and the educational setting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

ANTUNES, Maria Pinto. Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.273-292. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.5891.

Nos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas.

Keywords : Educação Escolar; Educação para o Desenvolvimento; Fundamentos Filosófico-Culturais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )