SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Formação universitária e prática comunitária: o currículo das práticas comunitárias em universidades ArgentinasPara uma genealogia da escola primária rural: entre o espaço e a configuração pedagógica (São Paulo, 1889-1947) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ANTUNES, Maria Pinto. Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.273-292. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.5891.

Nos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas.

Palavras-chave : Educação Escolar; Educação para o Desenvolvimento; Fundamentos Filosófico-Culturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )