SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2From school education into development: philosophical and cultural foundationsTeacher's education in the perspective of pedagogy of competencies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

SOUZA, Rosa Fátima de  and  AVILA, Virgínia Pereira da Silva de. Para uma genealogia da escola primária rural: entre o espaço e a configuração pedagógica (São Paulo, 1889-1947). Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.293-309. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.7462.

Neste artigo problematiza-se a configuração da escola primária rural no Estado de São Paulo, no período de 1889 a 1947. Partindo do exame dos princípios de classificação adotados pelos órgãos da administração do ensino - nível de formação de professores, duração do curso primário, abrangência dos programas de ensino, localização das escolas e propostas pedagógicas -, discute-se no estudo sobre a produção da diferença entre a escola primária urbana e rural e a definição de propostas pedagógicas específicas que consolidaram uma identidade para as escolas rurais, muito além da localização espacial.

Keywords : História da Educação; Educação Rural; História da Educação Rural; Escola Primária Rural; Ensino Típico Rural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )