SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturaisFormação docente na perspectiva da pedagogia das competências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SOUZA, Rosa Fátima de  y  AVILA, Virgínia Pereira da Silva de. Para uma genealogia da escola primária rural: entre o espaço e a configuração pedagógica (São Paulo, 1889-1947). Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.293-309. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.7462.

Neste artigo problematiza-se a configuração da escola primária rural no Estado de São Paulo, no período de 1889 a 1947. Partindo do exame dos princípios de classificação adotados pelos órgãos da administração do ensino - nível de formação de professores, duração do curso primário, abrangência dos programas de ensino, localização das escolas e propostas pedagógicas -, discute-se no estudo sobre a produção da diferença entre a escola primária urbana e rural e a definição de propostas pedagógicas específicas que consolidaram uma identidade para as escolas rurais, muito além da localização espacial.

Palabras clave : História da Educação; Educação Rural; História da Educação Rural; Escola Primária Rural; Ensino Típico Rural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )