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Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SOUZA, Rosa Fátima de  e  AVILA, Virgínia Pereira da Silva de. Para uma genealogia da escola primária rural: entre o espaço e a configuração pedagógica (São Paulo, 1889-1947). Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.293-309. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.7462.

Neste artigo problematiza-se a configuração da escola primária rural no Estado de São Paulo, no período de 1889 a 1947. Partindo do exame dos princípios de classificação adotados pelos órgãos da administração do ensino - nível de formação de professores, duração do curso primário, abrangência dos programas de ensino, localização das escolas e propostas pedagógicas -, discute-se no estudo sobre a produção da diferença entre a escola primária urbana e rural e a definição de propostas pedagógicas específicas que consolidaram uma identidade para as escolas rurais, muito além da localização espacial.

Palavras-chave : História da Educação; Educação Rural; História da Educação Rural; Escola Primária Rural; Ensino Típico Rural.

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