SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2For a rural elementary school genealogy: between the space and the educational settingScience (s) in the context "post": transitional aspects of scientific knowledge production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

TREVISAN, Amarildo Luiz  and  ALBERTI, Dirceu. Formação docente na perspectiva da pedagogia das competências. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.311-331. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6939.

O artigo aborda a formação docente na perspectiva da filosofia da educação, a fim de reconhecer o caráter instrumental presente na Pedagogia das Competências. Desse modo, o objetivo foi analisar quais as possibilidades e os limites das competências para a formação docente na perspectiva da teoria da ação comunicativa, de Jürgen Habermas. O referencial teórico é embasado na abordagem hermenêutico-reconstrutiva habermasiana, considerando a necessidade do restabelecimento de uma postura dialógica e crítico-emancipatória na formação docente. As discussões são centralizadas criticamente na teia que amarra a educação aos interesses do sistema, especialmente na tarefa de adaptar a sociedade e os cidadãos à ordem econômica vigente.

Keywords : Filosofia da Educação; Formação; Competências; Dialogicidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )