SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Para uma genealogia da escola primária rural: entre o espaço e a configuração pedagógica (São Paulo, 1889-1947)Ciência(s) no contexto "pós": aspectos transicionais na produção do conhecimento científico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

TREVISAN, Amarildo Luiz  e  ALBERTI, Dirceu. Formação docente na perspectiva da pedagogia das competências. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.311-331. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6939.

O artigo aborda a formação docente na perspectiva da filosofia da educação, a fim de reconhecer o caráter instrumental presente na Pedagogia das Competências. Desse modo, o objetivo foi analisar quais as possibilidades e os limites das competências para a formação docente na perspectiva da teoria da ação comunicativa, de Jürgen Habermas. O referencial teórico é embasado na abordagem hermenêutico-reconstrutiva habermasiana, considerando a necessidade do restabelecimento de uma postura dialógica e crítico-emancipatória na formação docente. As discussões são centralizadas criticamente na teia que amarra a educação aos interesses do sistema, especialmente na tarefa de adaptar a sociedade e os cidadãos à ordem econômica vigente.

Palavras-chave : Filosofia da Educação; Formação; Competências; Dialogicidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )