SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Formação docente na perspectiva da pedagogia das competênciasOs fundamentos da educação moderna sob suspeita: a crítica pós-estruturalista e a produção de identidades e diferenças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

GIACOMAZZO, Graziela Fatima. Ciência(s) no contexto "pós": aspectos transicionais na produção do conhecimento científico. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.333-355. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.7225.

O artigo apresenta um estudo sobre os aspectos transicionais entre a Ciência Acadêmica e Pós-Acadêmica, a Ciência Normal e Pós-Normal, a Ciência Moderna e Pós-Moderna, e a Ciência Modo 1 e Modo 2. Das perspectivas que intencionam descrever as mudanças produzidas a partir da segunda metade do século XX, nas pesquisas científicas e tecnológicas, foram identificadas as noções de ciência que situam como elemento central desses processos uma complexa configuração das relações entre universidade, indústrias, governo e sociedade e nos modos de se fazer ciência em contextos nomeados "novos" e de prefixo "pós". A Ciência, do mesmo modo que a sociedade, pela sua dinâmica e movimento contínuo, apresenta-se em transição, e, portanto, há mudanças na produção do conhecimento científico.

Palabras clave : Ciência; Produção do Conhecimento; Transição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )