SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Ciência(s) no contexto "pós": aspectos transicionais na produção do conhecimento científicoEducação e democracia: formação política para a convivência em uma sociedade plural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

TEDESCHI, Sirley Lizott  e  PAVAN, Ruth. Os fundamentos da educação moderna sob suspeita: a crítica pós-estruturalista e a produção de identidades e diferenças. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.357-376. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6527.

No texto analisam-se os fundamentos da educação moderna e as implicações na produção das identidades e diferenças dos sujeitos. Toma-se como referência o campo teórico pós-estruturalista e se entende que a educação na modernidade incorpora o conceito de sujeito epistêmico e a pedagogia do método e das técnicas de ensino. Reporta-se aos estudos de Nietzsche e Foucault em uma tentativa de pensar a educação, considerando a natureza produtiva do poder, sua relação com o saber e a produção de identidades e diferenças. Esses autores possibilitam contestar as identidades hegemônicas produzidas pela racionalidade moderna mostrando sua constituição no mundo cultural e social e abrindo espaços para a constituição de outras subjetividades, outras identidades, outras diferenças.

Palavras-chave : Modernidade; Educação; Identidade; Diferença.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )