SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2The foundations of modern education under suspicion: the post-structuralist criticism and the production of identities differencesSelf-regulation: the use of study diaries by 5th grade students of elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

MARCON, Telmo. Educação e democracia: formação política para a convivência em uma sociedade plural. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.377-394. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6548.

Com o presente artigo, objetivou-se refletir sobre os desafios de uma educação para a democracia no contexto das sociedades complexas, nas quais a diversidade e a pluralidade se evidenciam com muita intensidade. Buscando alcançar conta esse objetivo, no artigo, contextualizam-se algumas críticas à democracia, analisam-se alguns pressupostos de uma educação para a democracia e se conclui apontando alguns desafios postos às instituições sociais, particularmente à escola, no sentido de cumprir sua função de formadora intelectual e política dos cidadãos. Defende-se, aqui, a tese de que a democracia, concebida como organização política e como modo de vida, constitui-se em uma perspectiva fecunda para o enfrentamento e a superação de conflitos e para uma convivência social fundamentada no diálogo.

Keywords : Educação; Política Educacional; Democracia; Gestão Democrática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )