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Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

MARCON, Telmo. Educação e democracia: formação política para a convivência em uma sociedade plural. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.377-394. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6548.

Com o presente artigo, objetivou-se refletir sobre os desafios de uma educação para a democracia no contexto das sociedades complexas, nas quais a diversidade e a pluralidade se evidenciam com muita intensidade. Buscando alcançar conta esse objetivo, no artigo, contextualizam-se algumas críticas à democracia, analisam-se alguns pressupostos de uma educação para a democracia e se conclui apontando alguns desafios postos às instituições sociais, particularmente à escola, no sentido de cumprir sua função de formadora intelectual e política dos cidadãos. Defende-se, aqui, a tese de que a democracia, concebida como organização política e como modo de vida, constitui-se em uma perspectiva fecunda para o enfrentamento e a superação de conflitos e para uma convivência social fundamentada no diálogo.

Palabras clave : Educação; Política Educacional; Democracia; Gestão Democrática.

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