SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Education and democracy: political formation for a living in a plural societyLearning disabilities in the context of brazilian academic productions (2001-2011) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

TORTELLA, Jussara Cristina Barboza  and  OLIVEIRA, Maria Fernanda Kosour de. Autorregulação: o uso de diários de estudo por alunos do 5º ano do ensino fundamental. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.395-418. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6614.

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em que foi analisada a utilização dos diários de estudo no âmbito dos processos da autorregulação. Trata-se de uma pesquisa descritiva com análise de dados qualitativos e quantitativos. Participaram do estudo 99 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada diretamente do conteúdo dos diários de estudo e do Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA). A análise qualitativa do conteúdo dos diários revelou a importância da utilização desse instrumento, enquanto os dados do instrumento IPAA indicaram que a diferença entre o pré e o pós-teste é acentuada e estatisticamente significativa. Os resultados sugerem que o tempo para a consolidação da aprendizagem das estratégias autorreguladoras é fator preponderante.

Keywords : Autorregulação; Diário de Estudo; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )