SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Self-regulation: the use of study diaries by 5th grade students of elementary schoolFormation of teachers from latin america in the context of globalized world author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

SERAFIN, Elaine Cristina Bortolatto  and  PEREIRA, Antonio Serafim. Dificuldades de aprendizagem no contexto das produções acadêmicas brasileiras (2001-2011). Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.419-436. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6887.

Neste trabalho, descreve-se o processo de pesquisa com o qual se objetivou analisar as concepções de dificuldades de aprendizagem nas produções acadêmicas em educação (2001-2011). O estudo possibilitou formular três ênfases temáticas: dificuldade de aprendizagem diferente de distúrbio ou transtorno, dificuldade como distúrbio ou transtorno e fatores implicados (intrínsecos e extrínsecos). A primeira sobressaiu-se na maioria das produções, nas quais autores concebem as dificuldades como temporárias, mais associadas ao contexto social (fatores extrínsecos), o qual, no entanto, tende a ser tomado como justificativa para confirmar o caráter patológico da dificuldade de aprendizagem diagnosticada.

Keywords : Concepções de Dificuldades de Aprendizagem; Fracasso Escolar; Ensino e Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )