SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Formation of teachers from latin america in the context of globalized world author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

LAGO, Clênio  and  VANI, Andressa Cristina. A experiência estética como acontecimento formativo ético. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.461-483. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6854.

Partimos do entendimento de que o ensino de arte é portador de possibilidades formativas, pois seu modo de ser originário originante é, essencialmente, o modo de ser do diálogo. Por isso, pergunta-se pela compreensão da relação estética e formação dos arte-educadores que atuam na SDR de São Miguel do Oeste/SC. As argumentações teóricas estão estruturadas no horizonte da Hermenêutica Filosófica que questiona a distinção estética e compreende o ser com temporalidade, o humano como obra em obra. As respostas da pesquisa empírica indicam compreensões pouco apuradas quanto à experiência estética em si e a relação desta com a formação, ao mesmo tempo que chamam para a experiência estética como formação ética. Conclui- -se pela necessidade de uma formação de professores para além da distinção estética, no âmbito da compreensão profunda entre experiência estética e formação.

Keywords : Ensino da Arte; Experiência Estética; Formação; Ética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )