SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Formação de professores da américa latina no contexto do mundo globalizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

LAGO, Clênio  e  VANI, Andressa Cristina. A experiência estética como acontecimento formativo ético. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.461-483. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6854.

Partimos do entendimento de que o ensino de arte é portador de possibilidades formativas, pois seu modo de ser originário originante é, essencialmente, o modo de ser do diálogo. Por isso, pergunta-se pela compreensão da relação estética e formação dos arte-educadores que atuam na SDR de São Miguel do Oeste/SC. As argumentações teóricas estão estruturadas no horizonte da Hermenêutica Filosófica que questiona a distinção estética e compreende o ser com temporalidade, o humano como obra em obra. As respostas da pesquisa empírica indicam compreensões pouco apuradas quanto à experiência estética em si e a relação desta com a formação, ao mesmo tempo que chamam para a experiência estética como formação ética. Conclui- -se pela necessidade de uma formação de professores para além da distinção estética, no âmbito da compreensão profunda entre experiência estética e formação.

Palavras-chave : Ensino da Arte; Experiência Estética; Formação; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )