SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 númeroESPPolíticas de evaluación y regulación de la educación superior en un contexto de transformaciones: perspectivas y desarrollosDesafios teórico-metodológicos da avaliação nos processos educativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SARTURI, Rosane Carneiro  e  CORTE, Marilene Gabriel Dalla. Interlocuções entre educação básica e superior: políticas públicas como reguladoras da educação. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.esp, pp.59-84. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i0.9201.

Objetivou-se analisar os limites e as possibilidades das ações pedagógicas no contexto da gestão educacional, a partir dos impactos, impasses e desafios enfrentados pelos sistemas e respectivas instituições no contexto de implementação das políticas públicas educacionais nas reformas educacionais, a partir da interlocução entre Educação Básica e Superior. Utilizou-se pesquisa documental, consulta à base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Conclui-se que todos os sujeitos envolvidos precisam se apoderar dos conceitos basilares que promovem as reformas, evitando uma pseudogestão democrática, que acaba por mascarar o interesse em regulação e controle que perpassa sua formulação das mesmas.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Educação Básica; Educação Superior; Gestão Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )