SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 númeroESPInterlocuções entre educação básica e superior: políticas públicas como reguladoras da educaçãoEficácia da escola e condicionantes do desempenho escolar dos alunos: do modelo unidimensional de análise ao multidimensional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

FAVERO, Altair Alberto. Desafios teórico-metodológicos da avaliação nos processos educativos. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.esp, pp.85-100. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i0.9199.

O objetivo com este texto é realizar uma crítica às práticas avaliativas que ocorrem na Educação Superior que têm se pautado em procedimentos tradicionais de avaliação. O propósito dessa crítica é indicar alguns desafios teórico-metodológicos que poderão se mostrar produtivos para (re)pensar a avaliação dos processos educativos. Inicialmente, tratou-se do conceito de desenvolvimento profissional do docente universitário como um processo necessário para repensar as práticas avaliativas; em seguida, abordou-se a autoavaliação como possibilidade de uma avaliação autêntica; por fim, foram destacados alguns desafios teórico-metodológicos da avaliação dos processos educativos que podem se mostrar produtivos para analisar o atual cenário da expansão da Educação Superior.

Palavras-chave : Avaliação; Processos Educativos; Políticas Educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )