SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issueESPTheoretical and methodological challenges of evaluation in educational processesGlobalization, economic liberalism and brazilian education: who controls the production of scientific knowledge? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

JOSE CAMILO DOS, Santos Filho. Eficácia da escola e condicionantes do desempenho escolar dos alunos: do modelo unidimensional de análise ao multidimensional. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.esp, pp.101-115. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i0.9773.

O objetivo deste trabalho foi apresentar um breve relato sobre a progressiva abrangência dos modelos de relacionamento entre condicionantes externos e internos à escola e o desempenho dos alunos. Até os anos 1970, foram realizadas pesquisas na abordagem positivista para explicar o desempenho escolar dos alunos a partir da análise de variáveis de entrada. A partir dos anos 1970, a introdução da pesquisa qualitativa no estudo do processo escolar levou ao entendimento ampliado dos fatores internos do desempenho dos alunos. A partir dos anos 1980, o renovado reconhecimento da importância da pesquisa quantitativa no contexto externo e interno da escola, para determinar seu efeito no desempenho dos alunos e o efeito específico da escola nesse resultado, adquiriu nova relevância.

Keywords : Desempenho Escolar; Desempenho do Aluno; Condicionantes do Desempenho do Aluno; Escola Eficaz; Eficácia da Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )