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Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

DALPIAZ, Luiza Helena. Educação permanente e políticas públicas: problematização de práticas e produção de conhecimentos. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.esp, pp.173-192. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i0.9189.

A demanda para profissionalização de operadores locais de políticas públicas coloca em pauta a educação permanente. O objetivo com este artigo foi apresentar uma perspectiva que se particulariza por duas noções operativas: crise do praticante e tensão paradigmática. Essas noções fundamentam um método para problematização de práticas profissionais, do qual se desdobram uma metodologia para construção do problema e cinco procedimentos metodológicos complementares. O trabalho com esse método indica a existência de um conjunto diversificado de problemas/temas e condições para a formação do praticante. Nesse caminho, interrogam-se políticas públicas, a partir da análise de situações singulares de práticas profissionais, e destaca-se a pertinente indissociabilidade entre formação profissional e pesquisa científica.

Palabras clave : Educação Permanente; Políticas Públicas; Multirreferencialidade; Análise Institucional; Pesquisa-Formação.

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