SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 númeroESPIntervención docente para el modelado de contenidos procedimentales (inferencias) en la comprensión lectoraAções e estratégias com incidência nas práticas pedagógicas: implicações na qualidade da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

DALPIAZ, Luiza Helena. Educação permanente e políticas públicas: problematização de práticas e produção de conhecimentos. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.esp, pp.173-192. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i0.9189.

A demanda para profissionalização de operadores locais de políticas públicas coloca em pauta a educação permanente. O objetivo com este artigo foi apresentar uma perspectiva que se particulariza por duas noções operativas: crise do praticante e tensão paradigmática. Essas noções fundamentam um método para problematização de práticas profissionais, do qual se desdobram uma metodologia para construção do problema e cinco procedimentos metodológicos complementares. O trabalho com esse método indica a existência de um conjunto diversificado de problemas/temas e condições para a formação do praticante. Nesse caminho, interrogam-se políticas públicas, a partir da análise de situações singulares de práticas profissionais, e destaca-se a pertinente indissociabilidade entre formação profissional e pesquisa científica.

Palavras-chave : Educação Permanente; Políticas Públicas; Multirreferencialidade; Análise Institucional; Pesquisa-Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )