SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issueESPContinuing education and public policies: practice problems and knowledge production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

TREVISOL, Maria Teresa Ceron; RIOS, Mônica Piccione Gomes; GABRIEL, Naidi Carmen  and  BASTIANI, Sherlon Cristina De. Ações e estratégias com incidência nas práticas pedagógicas: implicações na qualidade da educação. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.esp, pp.193-214. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i0.8920.

Neste artigo, a proposta foi analisar a diversidade e a natureza das ações e estratégias planejadas e implementadas em 18 escolas públicas municipais de Ensino Fundamental, localizadas na região Oeste catarinense, integrantes da amostra do Programa Observatório da Educação, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Obeduc/Capes). A base empírica deste artigo é uma investigação de abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis. A produção de material empírico ocorreu por meio de questionário misto aplicado aos secretários da educação e gestores das escolas pesquisadas. A análise das respostas ao questionário aplicado foi precedida pela tabulação dos dados relativos às questões fechadas e pela definição de categorias oriundas das questões abertas. Constataram-se ações e estratégias com potencial para contribuir com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e, logo, com reflexo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Keywords : Práticas Pedagógicas; Qualidade da Educação Básica; Políticas Públicas de Avaliação; Gestores Escolares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )