SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 númeroESPEducação permanente e políticas públicas: problematização de práticas e produção de conhecimentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

TREVISOL, Maria Teresa Ceron; RIOS, Mônica Piccione Gomes; GABRIEL, Naidi Carmen  y  BASTIANI, Sherlon Cristina De. Ações e estratégias com incidência nas práticas pedagógicas: implicações na qualidade da educação. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.esp, pp.193-214. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i0.8920.

Neste artigo, a proposta foi analisar a diversidade e a natureza das ações e estratégias planejadas e implementadas em 18 escolas públicas municipais de Ensino Fundamental, localizadas na região Oeste catarinense, integrantes da amostra do Programa Observatório da Educação, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Obeduc/Capes). A base empírica deste artigo é uma investigação de abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis. A produção de material empírico ocorreu por meio de questionário misto aplicado aos secretários da educação e gestores das escolas pesquisadas. A análise das respostas ao questionário aplicado foi precedida pela tabulação dos dados relativos às questões fechadas e pela definição de categorias oriundas das questões abertas. Constataram-se ações e estratégias com potencial para contribuir com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e, logo, com reflexo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Palabras clave : Práticas Pedagógicas; Qualidade da Educação Básica; Políticas Públicas de Avaliação; Gestores Escolares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )