SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 númeroESPEducação permanente e políticas públicas: problematização de práticas e produção de conhecimentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

TREVISOL, Maria Teresa Ceron; RIOS, Mônica Piccione Gomes; GABRIEL, Naidi Carmen  e  BASTIANI, Sherlon Cristina De. Ações e estratégias com incidência nas práticas pedagógicas: implicações na qualidade da educação. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.esp, pp.193-214. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v40i0.8920.

Neste artigo, a proposta foi analisar a diversidade e a natureza das ações e estratégias planejadas e implementadas em 18 escolas públicas municipais de Ensino Fundamental, localizadas na região Oeste catarinense, integrantes da amostra do Programa Observatório da Educação, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Obeduc/Capes). A base empírica deste artigo é uma investigação de abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis. A produção de material empírico ocorreu por meio de questionário misto aplicado aos secretários da educação e gestores das escolas pesquisadas. A análise das respostas ao questionário aplicado foi precedida pela tabulação dos dados relativos às questões fechadas e pela definição de categorias oriundas das questões abertas. Constataram-se ações e estratégias com potencial para contribuir com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e, logo, com reflexo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Palavras-chave : Práticas Pedagógicas; Qualidade da Educação Básica; Políticas Públicas de Avaliação; Gestores Escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )