SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1To have stories to tell: deepen narratively the educationNarratives of experience in training research: from the epistemic subject to the biographical subject author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

PEREZ, Carmen Lúcia Vidal  and  MIGUEL, Aline Cântia Corrêa. "Fazer" (e narrar) experiência na pesquisa e na formação de professores narradores. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.41-66. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9270.

O artigo busca potencializar o debate sobre a pesquisa e a formação de professores narradores a partir da experiência cotidiana, problematizando o enfoque narrativo como dispositivo de formação e de investigação. Tomamos como ponto de conexão entre as formulações de Walter Benjamin e de Jorge Larrosa a relação experiência-linguagem para pensar outros possíveis para a pesquisa e para formação de professores a partir da narrativa e vislumbramos, na articulação da ideia de "limbo" (Larrosa) com o conceito de "terna empiria" (Benjamin) um potente diálogo que pode se desdobrar em novas formulações para o uso da experiência e da narração no campo da pesquisa em educação e a formação de professores.

Keywords : Professores Narradores; Formação de Professores; Pesquisa em Educação; Experiência; Narrativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )