SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Ter histórias para contar: aprofundar narrativamente a educaçãoNarrativas da experiência na pesquisaformação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

PEREZ, Carmen Lúcia Vidal  e  MIGUEL, Aline Cântia Corrêa. "Fazer" (e narrar) experiência na pesquisa e na formação de professores narradores. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.41-66. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9270.

O artigo busca potencializar o debate sobre a pesquisa e a formação de professores narradores a partir da experiência cotidiana, problematizando o enfoque narrativo como dispositivo de formação e de investigação. Tomamos como ponto de conexão entre as formulações de Walter Benjamin e de Jorge Larrosa a relação experiência-linguagem para pensar outros possíveis para a pesquisa e para formação de professores a partir da narrativa e vislumbramos, na articulação da ideia de "limbo" (Larrosa) com o conceito de "terna empiria" (Benjamin) um potente diálogo que pode se desdobrar em novas formulações para o uso da experiência e da narração no campo da pesquisa em educação e a formação de professores.

Palavras-chave : Professores Narradores; Formação de Professores; Pesquisa em Educação; Experiência; Narrativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )