SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Life stories as complicated conversations: telling about research within teacher's educationInvestigating narratively teacher training: in the meeting with the other, experiences... author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

MARIANI, Fábio  and  MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. A pesquisa narrativa na formação de professores: aproximações que se potencializam. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.109-133. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.8878.

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as aproximações estabelecidas entre o campo da formação de professores e a narrative inquiry, com destaque para as potencialidades que essa perspectiva metodológica trouxe para os estudos e investigações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), bem como apresentar resultados de uma pesquisa narrativa desenvolvida no contexto do referido grupo, que teve como objetivo compreender os sentidos construídos por um grupo de licenciandos em Física sobre as experiências formativas vivenciadas no processo de formação inicial. A pesquisa revela os dilemas enfrentados pelos licenciandos no que diz respeito a se perceberem e se aceitarem como profissionais da educação, as dificuldades na transposição de alunos para professores e as influências das experiências formativas na constituição de suas identidades docentes.

Keywords : Pesquisa Narrativa; Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )