SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Narrativas como travessias curriculares: sobre alguns usos da pesquisa na formação de professoresInvestigar narrativamente a formação docente: no encontro com o outro, experiências... índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MARIANI, Fábio  e  MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. A pesquisa narrativa na formação de professores: aproximações que se potencializam. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.109-133. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.8878.

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as aproximações estabelecidas entre o campo da formação de professores e a narrative inquiry, com destaque para as potencialidades que essa perspectiva metodológica trouxe para os estudos e investigações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), bem como apresentar resultados de uma pesquisa narrativa desenvolvida no contexto do referido grupo, que teve como objetivo compreender os sentidos construídos por um grupo de licenciandos em Física sobre as experiências formativas vivenciadas no processo de formação inicial. A pesquisa revela os dilemas enfrentados pelos licenciandos no que diz respeito a se perceberem e se aceitarem como profissionais da educação, as dificuldades na transposição de alunos para professores e as influências das experiências formativas na constituição de suas identidades docentes.

Palavras-chave : Pesquisa Narrativa; Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )