SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1La investigación narrativa en la formación de profesores: aproximaciones que se potencializanLa relación entre la documentación narrativa de experiencias pedagógicas y el ocio formativo de docentes jubilados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

RIBEIRO, Tiago; SAMPAIO, Carmen Sanches  y  SOUZA, Rafael de. Investigar narrativamente a formação docente: no encontro com o outro, experiências... Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.135-153. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9271.

O presente texto tece reflexões acerca da pesquisa narrativa e discute alguns princípios constitutivos em ações investigativas que se inscrevem nessa perspectiva teórico-metodológica. Por meio da partilha de algumas narrativas e acontecimentos vividos no desenvolvimento de uma investigação-formação longitudinal, o trabalho sublinha o quanto as ideias de experiência, alteridade, igualdade e horizontalidade são potentes para pensar e investigar narrativamente os processos formativos docentes. Além disso, destaca o outro como um sujeito legítimo e importante no processo alteritário da pesquisa e da formação, tendo no conceito de excedente de visão uma ferramenta privilegiada para essa reflexão.

Palabras clave : Narrativa; Pesquisa; Formação Docente; Experiência; Alteridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )