SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Investigar narrativamente a formação docente: no encontro com o outro, experiências...Investigação narrativa na formação de professores de química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

GRANGEIRO, Danise. A relação entre a documentação narrativa de experiências pedagógicas e o ócio formativo de docentes aposentados. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.155-177. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9256.

O artigo pretende descobrir como a documentação narrativa de experiências pedagógicas pode contribuir com o ócio dos docentes aposentados. Reflexionar sobre estes temas é um exercício útil para compreender as consequências causadas pela ausência de trabalho e o bem-estar que pode ser proporcionado pela escrita e pelo repensar suas experiências pedagógicas. Este movimento de escrita e doação das suas narrativas à nossa sociedade - especialmente aos docentes em formação - possibilitou promover a política de inclusão (FREIRE, 1970), a política da felicidade, do reconhecimento dos direitos humanos e dos direitos do idoso.

Palavras-chave : Docentes Aposentados; Ócio; Saber da Experiência; Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )