Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Roteiro
versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
DORNELES, Aline Machado y GALIAZZI, Maria do Carmo. Investigação narrativa na formação de professores de química. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.179-196. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9004.
No presente artigo apresenta-se um processo de investigação narrativa na formação de professores de Química, a partir de narrativas das experiências de formação e de experiências pedagógicas vividas no meu fazer profissional de professora universitária em início de carreira. Para isso, faz-se uma articulação das histórias de uma das pesquisadoras no campo da pesquisa narrativa, com compreensões teóricas e, assim, constroem-se argumentos a respeito da importância desse modo de fazer pesquisa, em que o professor, pela escrita narrativa, torna-se autor da sua prática educativa. Nesse sentido, entende-se que as experiências, quando documentadas de forma narrativa, potencializam os processos colaborativos de conversa, de leitura, escrita e reescrita, na formação de professores de Química.
Palabras clave : Investigação Narrativa; Formação de Professores; Experiência.