SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1A relação entre a documentação narrativa de experiências pedagógicas e o ócio formativo de docentes aposentadosRelatos de professoras, andanças de sentidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

DORNELES, Aline Machado  e  GALIAZZI, Maria do Carmo. Investigação narrativa na formação de professores de química. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.179-196. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9004.

No presente artigo apresenta-se um processo de investigação narrativa na formação de professores de Química, a partir de narrativas das experiências de formação e de experiências pedagógicas vividas no meu fazer profissional de professora universitária em início de carreira. Para isso, faz-se uma articulação das histórias de uma das pesquisadoras no campo da pesquisa narrativa, com compreensões teóricas e, assim, constroem-se argumentos a respeito da importância desse modo de fazer pesquisa, em que o professor, pela escrita narrativa, torna-se autor da sua prática educativa. Nesse sentido, entende-se que as experiências, quando documentadas de forma narrativa, potencializam os processos colaborativos de conversa, de leitura, escrita e reescrita, na formação de professores de Química.

Palavras-chave : Investigação Narrativa; Formação de Professores; Experiência.

        · resumo em Inglês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )