SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Narrative investigation in the education process of chemistry teachersRites of passage of students from multiseriate classes in city schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

LACERDA, Mitsi Pinheiro de  and  HOSKEN, Annete. Relatos de professoras, andanças de sentidos. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.197-217. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.8858.

O artigo trata da natureza inaugural dos relatos de professoras, os quais contêm séculos de conversações. Compreendidos enquanto transportes que conduzem os sentidos postos por elas, alguns relatos são desdobrados para, em seu interior, serem encontradas algumas influências que se prendem ao pensamento. Com isso, a escuta também é afetada, implicando a reflexão epistemológica de quem ouve. O artigo sinaliza que, em sua superfície, a racionalidade técnica predomina em muitas narrativas docentes, e que costuma lhes ser imputada. O texto denuncia a existência não deliberada de concepções mecanicistas nas narrativas docentes. Junto às orientações certeaunianas, abandona os resquícios de um discurso formatado para, talvez, adentrar o espaço habitado pela professora.

Keywords : Relatos; Racionalidade Técnica; Formação de Professoras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )