SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Investigación narrativa en la formación de profesores de químicaRitos de pasaje de estudiantes en grupos multigrado rurales a las escuelas de la ciudad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

LACERDA, Mitsi Pinheiro de  y  HOSKEN, Annete. Relatos de professoras, andanças de sentidos. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.197-217. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.8858.

O artigo trata da natureza inaugural dos relatos de professoras, os quais contêm séculos de conversações. Compreendidos enquanto transportes que conduzem os sentidos postos por elas, alguns relatos são desdobrados para, em seu interior, serem encontradas algumas influências que se prendem ao pensamento. Com isso, a escuta também é afetada, implicando a reflexão epistemológica de quem ouve. O artigo sinaliza que, em sua superfície, a racionalidade técnica predomina em muitas narrativas docentes, e que costuma lhes ser imputada. O texto denuncia a existência não deliberada de concepções mecanicistas nas narrativas docentes. Junto às orientações certeaunianas, abandona os resquícios de um discurso formatado para, talvez, adentrar o espaço habitado pela professora.

Palabras clave : Relatos; Racionalidade Técnica; Formação de Professoras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )