SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Investigação narrativa na formação de professores de químicaRitos de passagem de estudantes de classes multisseriadas rurais nas escolas da cidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

LACERDA, Mitsi Pinheiro de  e  HOSKEN, Annete. Relatos de professoras, andanças de sentidos. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.197-217. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.8858.

O artigo trata da natureza inaugural dos relatos de professoras, os quais contêm séculos de conversações. Compreendidos enquanto transportes que conduzem os sentidos postos por elas, alguns relatos são desdobrados para, em seu interior, serem encontradas algumas influências que se prendem ao pensamento. Com isso, a escuta também é afetada, implicando a reflexão epistemológica de quem ouve. O artigo sinaliza que, em sua superfície, a racionalidade técnica predomina em muitas narrativas docentes, e que costuma lhes ser imputada. O texto denuncia a existência não deliberada de concepções mecanicistas nas narrativas docentes. Junto às orientações certeaunianas, abandona os resquícios de um discurso formatado para, talvez, adentrar o espaço habitado pela professora.

Palavras-chave : Relatos; Racionalidade Técnica; Formação de Professoras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )