SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Relatos de professoras, andanças de sentidosPedagogical popcorn in early childhood education: conversations between kids say much for educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

SOUZA, Elizeu Clementino de; ORRICO, Nanci Rodrigues; SANTOS, Fábio Josué Souza  and  PINHO, Ana Sueli Teixeira de. Ritos de passagem de estudantes de classes multisseriadas rurais nas escolas da cidade. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.219-240. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9269.

O texto objetiva discutir ritos de passagem de estudantes concluintes do 5º ano do Ensino Fundamental, em classes multisseriadas em escolas rurais para as escolas da cidade, onde são obrigados a se matricular a fim de dar continuidade aos seus estudos. A partir desta problemática, ou seja, a negação do acesso à educação pública de qualidade, expressa por meio da baixa frequência ou até mesmo inexistência de escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas localidades rurais onde esses estudantes residem, é possível inferir a adoção de uma lógica de abandono, precarização e negação da escolarização para todos, por parte dos sistemas públicos de ensino. Busca-se, assim, compreender a inserção desses estudantes nas escolas da cidade, no sentido de apreender o modo como vivenciam essa transição e se reconhecem como sujeitos desse processo educativo. Para entender a dinâmica referida, teoricamente o texto ancora-se nos conceitos de diferença, diversidade, ritos de passagem e multisseriação, além de investigar tensões relacionadas às configurações do espaço rural brasileiro contemporâneo, às políticas públicas para a Educação rural/do campo e à política nacional de transporte escolar. Do ponto de vista metodológico, adotamos princípios da pesquisa (auto)biográfica, com ênfase na realização de diferentes dispositivos de escritas, de entrevistas narrativas e também de análise documental, tendo em vista socializar algumas intervenções e práticas de acompanhamentos desenvolvidos em escolas que acolhem os estudantes das áreas rurais, como férteis para a construção de outras formas de inclusão dos egressos das classes multisseriadas nas escolas da cidade.

Keywords : Educação Rural; Multisseriação; Ritos de Passagem; Inclusão Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )