SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Rites of passage of students from multiseriate classes in city schoolsAutobiographical dialogues: formative possibilities self-knowledge it the beginning of teaching in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

TERRA, Juliana  and  PRADO, Guilherme do Val Toledo. Pipocas pedagógicas na educação infantil: as conversas entre as crianças dizem muito aos educadores. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.241-257. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9402.

Diálogos entre crianças na Educação Infantil associados às brincadeiras de faz de conta ou jogos têm sido explorados em estudos psicológicos, pedagógicos e antropológicos. A hipótese norteadora da reflexão é a de que não apenas estas relações dialógicas podem ser ricas para o educador (re)conhecer os sujeitos em sua turma; mas também aquelas espontâneas, além das brincadeiras. As narrativas chamadas "pipocas pedagógicas", capturadas dos diálogos entre as crianças, podem ser um instrumento para registro dos educadores, pois permitem identificar ações que favoreçam os processos de desenvolvimento das crianças. Neste contexto, são apresentadas algumas dessas narrativas a partir das quais algumas reflexões foram elaboradas envolvendo temáticas complexas, como relações de gênero, drogas e religiosidade.

Keywords : Pipocas Pedagógicas; Diálogos Criança-Criança; Educação Infantil; Educador Reflexivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )